On demand: saiba o que é e como funciona esse tipo de serviço

Pode acreditar, mesmo sem saber exatamente o que é “on demand”, você já usa esse tipo de serviço. Em tradução direta, on demand significa sob demanda. Ou seja, você pode acessar o conteúdo disponível a qualquer momento, sem depender da programação de um canal de TV ou, no caso de músicas, uma emissora de rádio.

Vamos lembrar rapidamente como era há alguns (poucos) anos? Para ver um filme ou programa de TV, você precisava conferir a programação dos canais de TV e acessar o canal no horário indicado, certo? Ou então, era preciso baixar um filme para ver no computador. Já na hora de ouvir suas músicas preferidas, era preciso baixar o arquivo em MP3. Nem vamos entrar no mérito de quanto tempo isso levava na internet discada, aquela que tinha antes da banda larga.

Basicamente, todas as plataformas trabalham com streaming, quando o conteúdo é baixado e exibido ao mesmo tempo. Depois, nenhum arquivo fica salvo no seu dispositivo, seja uma Smart TV, smartphone ou computador, a não ser que você selecione essa opção, quando disponível para acessar offline.

TVs por assinatura também oferecem serviços on demand
O crescimento desse tipo de serviço representou uma ameaça aos canais de TV, principalmente na TV por assinatura. Afinal, muita gente não curte mais depender das grades de programação. Realmente, é muito mais interessante pode ver seus filmes, séries e programas de TV sempre que você quiser, certo?

Bem, para não perder assinantes, as próprias empresas de TV por assinatura adotaram os serviços on demand. Assim, seus clientes podem acessar os aplicativos dos canais disponíveis e ver a programação a qualquer hora. Em alguns casos, nem é preciso que a TV ou o decodificador estejam conectados a uma rede de internet banda larga.

Normalmente, esse serviço já faz parte de alguns pacotes oferecidos pelas TVs por assinatura, sem cobrança extra. A disponibilidade de canais varia de acordo com o seu plano. Os mesmos canais que você podem ver na TV, podem ser acessados on demand.

Saiu no blog Celular Direto

© 2019 WATCH. Todos os direitos reservados